Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sábado, 1 de junho de 2013

Homilias do Papa em Santa Marta: aclaração do Pe. Federico Lombardi


Todos os dias o Papa celebra a santa missa na  capela de Santa Marta para um grupo de fiéis, pouco mais de 50 pessoas. Muitos têm perguntado se podem aceder a tais celebrações e homilias de forma completa. O Papa tem pedido que não se transmitam tais missas e homilias por vídeo ou se publique o texto completo das homilias, dado o caráter de familiaridade que deseja ter com tais grupos.

As homilias não são pronunciadas com um texto escrito, mas de forma espontânea. A continuação se publica sempre um resumo. A transcrição completa de tais homilias dado a diferença da forma escrita e forma oral de pronunciar um discurso.

Depois de uma atenta reflexão, se decidiu publicar uma ampla síntese, para que todos os fiéis possam enriquecer-se e ter acesso às palavras do Papa. Nestas sínteses, vem colocadas frases originais entre aspas, refletindo o sabor genuíno das expressões do Santo Padre.

Assim também, se dá a entender corretamente a diferenciação entre os diversos tipos de pronunciamentos do Sucessor de Pedro. Aqueles mais formais e públicos, e estes, mais espontâneos.