Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Por que é difícil crer?


A nossa experiência nos diz que não é tão fácil crer muitas vezes. Encontramos várias dificuldades para dar o nosso ato de fé, dificuldades dentro de nós mesmos e fora.

Comecemos analisando uma dificuldade externa: a nossa sociedade sem Deus. O mundo de hoje experimenta um grande progresso a uma velocidade incrível. As ciências, as comunicações, têm melhorado muito para nosso grande benefício. Mas, ao mesmo tempo subiu ao primeiro lugar do pódio e tirou para si toda a atenção, fazendo-nos pensar do seu jeito, com os seus critérios e modos.

Hoje em dia temos mais conhecimento dos sistemas que nos rodeiam. Conhecemos suas causas, seus mecanismos, seus efeitos. E essa mente científica sem nós querer nos está levando a crer somente o que podemos calcular, comprovar, tocar com os nossos sentidos e a ser muito incrédulos do que não está tão ao alcance das nossas mãos.
 
Diz o Papa Bento XVI: mas, quando é que a razão domina verdadeiramente? Quando se separa de Deus? Quando se faz cega para Deus? A razão do poder e do fazer é a razão inteira? A razão se converte em verdadeiramente humana quando está em grau de indicar o caminho para que tomemos uma decisão correta. E isso ela só consegue vendo mais além de si mesma. Caso contrário, ela pode chegar a ser uma verdadeira ameaça para o homem.

Digamos de modo simples: o homem necessita de Deus, se não, permanecerá privo de esperança. Um mundo sem Deus é um mundo sem alma, entregue nas mãos dos homens que temos também um lado tão perverso. Cada gesto de amor que fazemos ou que recebemos dos demais é um reflexo do amor de Deus que está atuando em primeira pessoa naquele momento.

No fundo, a fé jamais poderá morrer porque cada gesto de amor é um grito de que Deus está presente. No meu coração quando sou eu que faço o gesto, e nos demais quando recebo ou sou testemunho de um ato de amor deles. O amor revive a fé, o reconhecimento que Deus existe e está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário