Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Qual é o meu conceito de Deus?

No começo do Gênesis Deus é o Criador, quem falou e, dizendo, tudo foi feito. É um Senhor transcendente, todo-poderoso, onipotente. Quando Abrão vê a sarça pegando fogo e Deus lhe diz que tire as sandálias, porque está pisando em terreno sagrado, manifesta verdadeiramente quem Ele é. Já não será mais um Deus que cuida do universo em geral, mas que cuida de Abrão, do povo escolhido, que coloca o seu olhar pessoalmente sobre cada um.

Atravessando o Mar Vermelho a pé enxuto, Deus conduz o povo de Israel do Egito à terra prometida, da escravidão à liberdade. Agora é um Deus libertador e provedor, que sustenta o povo no deserto com o maná. Mas será sempre assim? Do deserto Deus permitiu também as provas para “ver o que o povo tinha verdadeiramente no seu coração” (Dt 8,2). E muitas vezes o povo caiu, pecou murmurando contra Deus e contra Moisés, seu servo.

Perguntando ao Senhor o seu nome, Ele responde a Moisés com o verbo hebraico Javé, que quer dizer “Aquele que é”. “Aquele que faz ser, existir”. Deus Javé é quem lhes deu tudo o que têm, a vida, a terra prometida, a liberdade. É quem dá tudo para nós hoje também.

No livro de II Samuel, capítulo 7, Deus diz a Davi que fará dele uma grande descendência e que Javé será para eles um pai e eles serão para Javé um filho, se forem fiéis e não adorarem outros deuses. Para um israelita ser fiel à Lei, à Tora, era amar a Deus e, por conseguinte ser abençoado por Ele com saúde, família e bens.

Jesus veio ao mundo e completou maravilhosamente o nosso conceito de Deus. Já não é um ser tão absolutamente transcendente que somos incapazes de aceder. É um Deus que é Pai. Ele exige sim a fidelidade, porém mais do que a lei quer que o amemos: “obediência quero e não sacrifícios”.

Por isso, ao ensinar-nos a orar, Jesus diz que o chamemos “PAI NOSSO”. Deus é pai, é amigo, é irmão. Confiemos Nele como um filho, como um grande amigo, entre os quais não há distâncias, nem segredos, nem temores. Pelo contrário, Deus me ama e eu o amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário