Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O racionalismo

 Até agora temos visto algumas dificuldades externas que influenciam sobre nós e dificultam o nosso crer. Hoje vamos falar de um mais pessoal, mais interno: o racionalismo.

Quantas vezes escutamos pessoas dizendo que são ateias. Outros, agnósticos. No fundo, afirmam que não podem aceitar no seu raciocínio a probabilidade que Deus exista. “É impossível”, dizem.

Mas quero falar aqui de outro racionalismo. Não o que nega a fé, mas aquele outro que temos, nós que cremos, muitas vezes e limitamos a nossa fé. “Por que Deus permite isso, não entendo”; “mas se fiz tudo certo, por que Deus me mandou isso”; etc.

Queremos entender o atuar de Deus, e isso, muitas vezes, é impossível. Por uma simples razão: Deus nos sobre passa. É verdade, gostaríamos de entender para poder, vendo mais claro, ter uma melhor atitude diante do que Deus permite. Mas nem sempre Ele permite que compreendamos. Como filhos, confiemos plenamente no nosso Pai do céu, Ele só quer o melhor para nós.

Diz santo Agostinho: “se Deus entrasse na sua cabeça, não seria mais Deus”. Confiemos, essa é a melhor atitude. Jesus aconselhou a Tomé: “bem-aventurados os que creem sem ter visto, porque deles é o reino dos céus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário