Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Francisco I, conquistaste os nossos corações

     Ontem, às 19:05, subiu a famosa “fumata” pela chaminé da Capela Sixtina. Tive a enorme graça de presenciar este momento. Uma emoção só poder contemplar com os próprios olhos, ao vivo e a cores, aquele momento histórico tão importante.

     A praça de São Pedro estava repleta, e chovia constantemente. Desde que saiu a fumaça branca até o momento do “habemus Papam” (temos Papa) demorou pouco mais de uma hora. Durante este tempo a praça, que já estava cheia, ficou repleta.

     O cardeal proto-diácono é o encarregado de anunciar a grande notícia: “gaudium magnum nuntio vobis”. E a expectativa por escutar o nome fez um silêncio total entre a multidão presente. O nome do eleito surpreendeu a todos.

    Pouco depois do anúncio, as cortinas do balcão principal da basílica se fecharam novamente. Alguns minutos depois, que para nós pareceu uma eternidade, apareceu o Papa Francisco para saudar os presentes em toda a praça e até a metade da Via da Conciliazione.

     Seus gestos, suas palavras, conquistaram os corações de todos nós. Muitos detalhes demonstraram a sua grandeza de espírito.
     Em primeiro lugar, chama muito a atenção a sua enorme simplicidade. Vestia apenas uma batina branca, sem nenhum outro paramento pontifício. Sua forma de falar com o povo. Até mesmo nos desejou uma boa noite e um bom descanso.

     Logo, a oração. A primeira coisa que fez foi convidar-nos a orar, colocando em frente de tudo a Deus, nosso Senhor. Oramos pelo Papa emérito Bento XVI, oramos pedindo que Deus abençoasse o novo Papa, oramos por toda a Igreja.

     Depois das suas palavras dirigiu a bênção pontifícia e se retirou com todos os cardeais.

     Numa mensagem escrita pelo cardeal de Nova York, contou que o Papa, durante o jantar, dirigiu um brinde pedindo a Deus que perdoasse os cardeais pela escolha que fizeram. Que humilde servo de Deus. E ainda mais, no momento de ir à Santa Marta, onde ainda se aloja, rejeitou o carro papal e decidiu ir de ônibus com todos os demais cardeais. Que simplicidade de vida, que humildade, que amor.

     A bênção Papa Francisco! O senhor conquistou os nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário