Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Podemos provar que Deus existe? (1ª parte)

“Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio” (João Paulo II, Fides et Ratio).

A existência de Deus é conhecida pelo homem por dois meios: pela fé e pela razão. O que quer dizer que só com a capacidade do nosso raciocíneo podemos comprovar que Deus existe. Mas nosso racioncíneo é limitado e por tanto, esse conhecimento seria incompleto. A fé é esse óculos especial que permete-nos ver mais além, ver coisas que antes não viamos. Mas a fé é um dom e uma virtude.

Vamos buscar razões para tentar comprovar a existência de Deus? Tenho que dizer, em primeiro lugar, que essas razões não são provas como as das ciências, mas são argumentos convergentes e convincentes que permetem chegar à verdadeiras certezas.
As “vias” para chegar ao conhecimento de Deus são:
   
    1. O mundo: encontramos nele:
a.       O movimento: o ser que não tem conhecimento não pode mover-se a um fim, só se é movido por um ente dotado de conhecimento e inteligência, como a flecha que é movida pelo arqueiro.
b.      O devir: tudo vem de algo, tem uma causa. Indo de causa em causa deve existir uma causa que foi a primeira.
c.       A bondade: o bem e o mal se diz em relação ao ótimo. Entre as criaturas encontramos o corpo, que tem bondades, e o espírito que as tem ainda mais. No entando não possuim a bondade em si mesmos. É necessário que exista um ser supremo do qual provenha as bondades.
d.      A ordem do universo: os corpos são imperfeitos porque são limitados. É necessário que existe algo além dos corpos que não seja corpo. Um ser incorpóreo e perfeito.
e.      A beleza: existe um princípio que contém a beleza em si e as coisas são belas conforme se aproximam a esse modelo. Os corpos tem uma beleza sensível e o espíritouma beleza maior. Deve existir um ser superior, modelo, do qual provenham ambas belezas

https://twitter.com/AndersonPitzLC
Facebook: Anderson Pitz LC

Nenhum comentário:

Postar um comentário