Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval e Quarta-feira de Cinzas


O carnaval tem a sua origem na fé cristã. Os cristãos celebravam os três dias antes de começar a Quaresma comendo carne e confraternizando, pois durante os quarenta dias prévios à Semana Santa praticariam o jejum e a abstinência (não comer carne).

Após o carnaval, a Quarta-feira de Cinzas abre o tempo de Quaresma. É um dia de especial sacrifício para renunciar os nossos apetites mundanos e elevar o nosso espírito aos bens sobrenaturais. O significado da cinza é indicar que a pessoa optou por fazer essa abnegação recordando o efêmero desta vida, que ela é pó e ao pó retornará.

Neste primeiro dia da Quaresma, assim como na Sexta-feira Santa, os cristãos até o dia de hoje fazem jejum e abstinência.

Que sentido tem a renúncia ao alimento? Sobretudo pedir perdão pelas nossas ofensas ao Senhor e reconciliar-nos com Ele. O combate no nosso corpo dá uma força especial ao espírito.

Mas, seria incompleto se não estivesse acompanhado de atos de fé e amor, como nos recorda o Papa na sua mensagem para a Quaresma deste ano: “Abrirmo-nos ao seu amor significa deixar que Ele viva em nós e nos leve a amar com Ele, n'Ele e como Ele; só então a nossa fé se torna verdadeiramente uma fé que atua pelo amor e Ele vem habitar em nós”.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa perspectiva da origem do Carnaval. Várias outras nações pagãs têm suas versões da origem do carnaval, mas o interessante é como deveríamos ver o período pós-Momino (Rei Momo é seu rei) a abstinência no sentido de privar o corpo dos prazeres vãos mortificando-o em favor da espiritualização. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir