Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Papa renúncia ao ministério petrino


Hoje na cidade de Roma, diante da maioria do colégio cardinalício, o Papa Bento XVI apresentou a sua declaração de renúncia ao ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro.

Obrigado por tudo, Santidade!

No começo da sua mensagem diz que “depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus”, o que significa que a sua decisão é tomada com plena ponderação, depois de muita reflexão, sobre tudo diante de Deus quem o encarregou essa missão na Santa Igreja.
O motivo para esta decisão nasce de um grande ato de humildade e generosidade do Santo Padre ao reconhecer que a sua saúde e forças físicas não estão à altura do desempenho desta alta responsabilidade. “Cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”.
Para tal ministério, continua o Papa, é necessário o vigor do corpo e do espírito, dado no mundo de hoje as “rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé”. E reconhece que no seu caso este vigor, nos últimos meses, foi diminuindo.
Neste momento surgem muitas perguntas em todos nós. Uma notícia que nos tomou por surpresa. Confiemos! O Papa optou por esta decisão com toda a sua plena liberdade, buscando o maior bem da Igreja. Deixa-nos uma enorme lição de humildade, de pensar mais no bem comum que em si mesmo.
Muito obrigado, Santidade, pelo seu ministério! O senhor nos trouxe Jesus Cristo, nos trouxe paz e conforto em tantos momentos. Conte sempre conosco, com o nosso apoio, nossa cercania e nossas orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário