Bem-vindo

Este blog reflete sobre os nossos grandes valores humanos, sociais e religiosos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sábado Santo


Hoje é um dia de luto. Jesus desceu à mansão dos mortos. O que significa para um cristão a morte? Sem dúvida é uma tragédia, um mal, consequência do pecado original. Diz o livro da Sabedoria: “Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência” (1,13-14).

 
O diferente é o Jesus com a sua morte no Sábado Santo nos ensinou. Que a morte não é a última palavra. Esta vida é uma peregrinação, um passo, um caminho à vida definitiva e eterna, na Casa do Pai, à nossa verdadeira casa para a qual fomos criados.

Quando vemos a morte como um passo, com fé, é então quando podemos aceitar essa realidade que tanto nos dói e faz sofrer. Maria, ao pé da cruz, sofria terrivelmente ao ver o seu filho crucificado. A fé era a sua fortaleça neste momento onde tudo parecia cair.

Vivamos nossas vidas com os olhos fixos na eternidade. Preparemo-nos cada dia para o nosso grande encontro com o nosso Pai e criador. Não temamos este momento, mas tenhamos fé. O Senhor que ressuscitou ao terceiro dia também nos ressuscitará.

No entanto, a morte existe. Pelo pecado original a nossa natureza sofreu a imperfeição, a debilidade e a contingência. Somos criaturas materiais que terminam o seu percurso na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário